2 de maio de 2013

A Abadia de Northanger, Jane Austen


Comentário publicado no site Goodreads.com

O livro, considerado o primeiro de Jane Austen, pois ela escreveu quando era adolescente é diferente dos demais. Foi publicado junto a Persuasão (que foi o último escrito) após a morte da autora. O responsável pelas publicações de Jane Austen sempre fora seu irmão Henry.

A linguagem utilizada é em primeira pessoa, sendo que esta não é a personagem principal do livro e sim a própria Miss Austen contando a história.

Achei um pouco cansativo e quase desisti dele em algumas partes, mas me desafiei a terminá-lo então aí está.



Conta a história de Catherine Morland, jovem, que por possuir uma grande família, como era a família de Jane, não possui grande fortuna e é convidada pelos vizinhos Alleys para uma estada em Bath. Para ampliar os conhecimentos e se relacionar com uma sociedade mais numerosa.

Como é de conhecimento, a maior preocupação das mulheres naquele século era casar bem e ter uma boa família, mas todas as heroínas de Jane Austen sempre esperam algo mais. Catherine é amante de livros de terror e isso a faz comentar muito sobre isso e até fantasiar sobre. Por isso, sempre quer desvendar mistérios em castelos e construções antigas. O ponto alto para ela então é quando é convidada por amigos a passar um tempo na Abadia de Northanger, antiga morada de freiras. E por aí a história se desenrola (de forma demorada e cheia de descrições rss).

Vi que a Marvel lançou uma versão COMIC para este livro (e outros de Jane austen) que deve ser interessante. Dá só uma conferida nos traços:


Qual será o próximo!?

PS: Tenho outros comentários sobre outros livros publicados no GoodReads é um site muito bom pra manter o que foi lido. =)