26 de abril de 2011

A Injustiça dos Patos

Se tem uma coisa insuportável nesse mundo é a injustiça.



Quando a gente lê uma frase desse no início de post logo pensa que o assunto em questão é a fome e miséria no mundo, ou como são as reações das pessoas diante as catástrofes naturais. Não é, pois se fosse não seria tratar de somente a injustiça em sua forma mais pura, mas também seria tratar sobre hipocrisia.


Eu queria falar sobre as pequenas injustiças cometidas, aquelas que passam batido. Para algumas pessoas que tem blog, a injustiça é reconhecida quando você começa a escrever um post cheio de mágoa e revolta e apaga tudo antes de que alguém leia, mesmo que este alguém seja você mesmo. Veja, é só parar um minuto para pensar que a gente logo pensa em uma pequena injustiça.

Hoje de manhã, ao conversar como uma pessoa sobre os telefonemas do trabalho logo notei uma. Por mais que esta pessoa se esforçasse para atender o grande volume de ligações que a empresa recebe, nem de todos os problemas ela conseguia dar conta do recado, alguns até porque não são de sua responsabilidade e ela não ter conhecimento sobre o assunto. Ao tentar passar a ligação a pessoa recebe o recado de que o responsável pelo assunto não irá atender, por vários motivos, às vezes por não ter tempo, às vezes por estar com outra ligação, às vezes por no mesmo momento atender uma outra demanda. Perceba que não há culpados na história toda. Quando a primeira pessoa que atendeu a ligação tenta repassar o recado para aquele que ligou, este se revolta por não ter a solicitação imediatamente resolvida e despeja toda a frustração em cima da pessoa que atendeu. Fica sem resposta da mesma forma, desliga e retorna ligar mais tarde.

Uma pequena injustiça num caso de intolerância. Mas que ficou por isso mesmo, pois este caso se repete entre outros atores. Outros que atendem, outros que ligam e outros que estão ocupados demais. A questão é que a intolerância sobrou na história, tornando isso desnecessário.

As pessoas estão seguindo um padrão atualmente, o do imediatismo. Tudo é para já, não há porque planejar nada, fazemos tudo como dá e depois vamos acertando as bordas. Mas às vezes as bordas ficam curtas demais para serem acertadas. O imediatismo causa as pequenas injustiças, as frustrações e a intolerância. O ritmo é acelerado mas descoordenado.

Mas o pato caminha mesmo mancando e quando não conseguir mais, o destino é o forno.


Oh-ow...

Nenhum comentário: