18 de fevereiro de 2011

Antagonistas


Dizem por aí que todos gostam dos mocinhos, e constroem vilões para isso. Não são vilões tão simples, mas são personagens que pisam no ponto mais fraco que há em nós e os odiamos, pelos simples fato deles mostrarem o quão frágil somos. Os mocinhos são os perfeitos da história. Para eles, nada é impossível e não há algo que eles não possam enfrentar e sair vencedores.

Eu prefiro os antagonistas. Estes não são os seres perfeitos que te acompanharão nos seus sonhos impossíveis e viagens de perfeição. Os antagonistas vão te questionar, se aquilo tudo é tão perfeito assim e vão te mostrar outra visão. Pode até ser uma visão deturpada como a visão de um vilão que pode te prejudicar, simplesmente pelo fato de questionar, mas é importante mesmo assim. Um antagonista não é nem mocinho e nem vilão. Ele simplesmente se opõe.

Algumas pessoas quando são questionadas agem por instinto e partem para a defensiva, afinal é mais fácil falar com a pessoa de personalidade totalmente contra ou a favor, mas é difícil ser questionado. É complicado tentar ver o mundo de um ângulo diferente do que aquele que circula o próprio umbigo.

Quando isso acontece, a palavra antagonista aparece piscando diante dos meus olhos. Para dizer a verdade, ela pisca em um lugar meio escondido, entre o osso da minha testa e minha meninge. Mas eu consigo visualizá-la claramente. O que me leva a respirar para tomar tempo, cerca de segundos, e tentar refletir no porque de ser questionada e no que aquela mensagem passada pelo antagonista mexe com as coisas que eu sei e que fazem parte da minha personalidade.

Antes disto, (porque é uma coisa a ser treinada) daria respostas curtas, sem tentar expor muito como aquilo se confrontou dentro do meu cérebro. Depois eu passei a rebater as perguntas, para saber o que motivara o antagonista a me questionar. E agora, às vezes, me torno a antagonista do antagonista.
Essas personalidades coexistem em todos, a de mocinho, vilão e antagonista.

Qual usar hoje?

Um comentário:

Renato Rodrigues disse...

poxa, tive que perguntar ao tio Google onde ficava a meninge, pra saber do que tava falando...-_-
vergonha...-_-
me senti um antagonista...XD
lóu